LUANA LIMA BASTOS E ANA LUÍSA ORTIZ VENCEM ETAPA DA ANTT NO RODEIO DE COLORADO

O Circuito RAM ANTT voltou a arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado, considerado como o Maior Rodeio do Sul do Brasil. A etapa realizada entre os dias 25 e 27 de março também marcou a volta do campeonato da ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores as arenas de Rodeio com a presença de grande público após mais de dois anos.

Em um fim de semana de muita emoção a ANTT e a Sociedade Rural de Colorado celebraram 17 anos de parceria com a presença das melhores competidoras do Brasil. O Rodeio de Colorado foi o evento de estreia do campeonato da ANTT em 2004 e desde então sediou etapas todos os anos, com exceção de 2020 e 2021, quando o evento não pode ser realizado devido à pandemia.

“O Rodeio de Colorado faz parte de nossa história e como sempre ressaltamos, é o evento onde as competidoras da ANTT se sentem em casa. É um orgulho para a ANTT fazer parte deste evento e agradecemos mais uma vez ao presidente João Vitor Lesse, ao diretor de Rodeio Marcelo Sichieri, ao senhor José Américo Sichieri e todos os membros da Sociedade Rural de Colorado pela confiança em nosso campeonato e por essa parceria forte,” disse Flávia Cajé, presidente da ANTT.

A edição deste ano além da já tradicional emoção contou também com muita determinação e superação por parte dos organizadores e da ANTT. Uma forte chuva marcou os três primeiros dias do evento, comprometendo a segurança da pista o que fez com que a competição tivesse que ser adiada na sexta-feira e realizada no sábado e domingo em um novo formato.

“Tivemos muitos obstáculos durante o fim de semana, mas era um momento marcante para todos e sabíamos da importância da volta do Rodeio de Colorado, por isso nos empenhamos ao máximo para que as competições de Três Tambores fossem realizadas já que o público marcou presença. Com o empenho e dedicação da nossa equipe deixamos a pista em condições de receber a etapa mesmo após tanta chuva e nos sentimos felizes por mais uma vez colaborar e fazer parte deste grande espetáculo,” completou Cajé.

Ela também agradece as competidoras, treinadores e familiares que marcaram presença nesta etapa, demonstrando mais uma vez o quanto confiam no trabalho da ANTT. A presidente da Associação ressalta também o trabalho do Agmar Cunha, responsável pelo trabalho de preparação da pista, o locutor Taturana, o juiz Celso Cuba, a Isabel Dias, fundadora e ex-diretora da ANTT por todo o suporte durante o evento, todos que colaboraram para a realização da etapa e em especial as diretoras Graziella Agnes e Graziela Mendonça, que mais uma vez ao lado dela não mediram esforços para a prova fosse realizada da melhor forma possível.

Com a participação intensa do público que lotou as arquibancadas do Parque de Rodeio Benedito Ignácio Ribeiro, as estrelas da ANTT deram um verdadeiro show em cada passada. Mais de 100 competidoras de várias partes do Brasil disputaram pontos válidos pelo Circuito RAM ANTT nas categorias Feminino e Mirim, em busca de classificação para a Final Nacional prevista para acontecer em setembro.

Pela Categoria Feminino o título ficou com a jovem estrela Luana Lima Bastos, que fez conjunto com Mr. King Fame totalizando 41,850 segundos. A competidora de Bataguassu-MS foi Campeã Nacional Mirim pela ANTT em 2019 e desde então tem feito sucesso entre as adultas onde também disputou o título já na temporada seguinte terminando como vice-campeã nacional.

Em Colorado, Luana Lima Bastos se classificou para a semifinal na primeira noite, mas acabou derrubando um dos tambores e foi penalizada com cinco segundos no seu tempo. No dia seguinte ela marcou o melhor tempo tanto na classificatória quanto na semifinal, avançando para a grande final na liderança geral da etapa. Com isso ela chegou confortável a decisão e fez uma passada segura para manter a regularidade e conquistar a vitória mesmo com o quinto melhor tempo da noite.

A tetracampeã nacional Ana Carolina Cardozo subiu ao pódio na segunda colocação ao totalizar 41,974 segundos em conjunto com Cromo Down Jet WA e mantém a liderança do ranking em busca de seu quinto título nacional consecutivo. Ela foi seguida por Maria Julia Meneguetti com Quebec Wars Imp na terceira posição, Beatriz Bittencourt com Heart Jay Fox na quarta posição e Roberta Fornazari Marin com Miss Question Shinner que ficou em quinto lugar.

Como sempre, as pequenas estrelas da Categoria Mirim para competidoras de até 12 anos também deram um show na arena de Colorado. A jovem Maria Luísa Ortiz de Rancho Alegre-PR chegou a final na liderança após marcar o melhor tempo das classificatórias e garantiu sua primeira vitória pela ANTT ao somar 43,930 segundos em conjunto com Hera Creek OFV.

Na segunda colocação da etapa ficou a líder do ranking, Maria Eduarda Ribeiro que fez conjunto com Luna Zorrero Dun It e se isolou ainda mais na primeira colocação em busca do título nacional. Ela foi seguida por Caroline Ghiraldelli com Dashin Dee Jay em terceiro lugar, Sofia Esser com Polter Ta Fame em quarto lugar e Ana Carolina Savini com Sheza Olena Question que fechou o pódio na quinta colocação.

CIRCUITO RAM ANTT – Temporada 2021/2022
Classificação Final – Rodeio de Colorado

Categoria Feminino
1 – Luana Lima Bastos – Mr. King Fame – 41s850
2 – Ana Carolina Cardozo – Cromo Down Jet WA – 41s974
3 – Maria Julia Meneguetti – Quebec Wars Imp – 42s048
4 – Beatriz Bittencourt – Heart Jay Fox – 42s189
5 – Roberta Fornazari Marin – Miss Question Shiner – 42s332
6 – Kelly Caroline – Ultra Red Hed – 42s418
7 – Pamella Pinheiro – Fuxico Times – 42s437
8 – Eduarda Peres – Crazy For Cash – 42s524
9 – Bárbara Kopp – Fame Creek JS – 42s839
10 – Joana Maria Zaia – Freckles Fame EK – 42s257

Categoria Mirim
1 – Ana Luisa Ortiz – Hera Creek OFV – 43s930
2 – Maria Eduarda Pereira – Luna Zorrero Dun It – 44s629
3 – Carolina Niero – Dashin Dee Jay – 44s716
4 – Sofia Fritzen Esser – Polter Ta Fame – 45s635
5 – Ana Carolina Savini – Sheza Olena Question – 50s036

PRÓXIMA ETAPA

Em abril o Circuito RAM ANTT realiza uma Etapa Especial durante o 31° Congresso Brasileiro do Quarto de Milha que será promovido pela ABQM em Araçatuba-SP entre os dias 20 de abril e 1° de maio. As competições válidas pela ANTT acontecem nos dias 29 e 30 de abril, e 1° de maio, conforme programação das categorias Feminino e Jovem até 12 anos. As inscrições devem ser feitas através do www.seqm.com.br e estarão disponíveis somente até o dia 11/04. Em breve mais informações através das redes sociais da ANTT e no site oficial www.antt.org.br

SOBRE A ANTT
Completando 18 anos de história a ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores se tornou referência no mercado equestre pela organização, valorização e luta em prol a modalidade no Brasil. Fundada em 2003 por um grupo de competidoras que buscavam melhorias e maior visibilidade para a prova dos Três Tambores em Rodeios, iniciando o primeiro campeonato em março de 2004. Desde então a ANTT já realizou 18 temporadas consecutivas, passando pelas arenas dos Rodeios mais importantes do Brasil e as maiores provas do calendário equestre nacional tendo distribuído mais de 2 milhões de reais em prêmios e contado com a participação de mais de 3 mil competidoras diferentes.

A atual temporada do Circuito RAM ANTT teve início em outubro de 2021, logo após o encerramento da Temporada 2020/2021 que aconteceu no mês de setembro e distribuiu mais de R$ 100 mil em prêmios na Final Nacional realizada no Haras NSG, em São Pedro-SP. Esta temporada vem com a expectativa da volta da realização das competições nas arenas de Rodeio e o calendário deve contar com cerca de 15 etapas nos principais Rodeios e Provas Equestres do Brasil, tendo sua grande final programada para o mês de setembro de 2022.

Assessoria: Agência PrimeComm / Fotos: Rodolfo Lesse