CIRCUITO RAM ANTT: NOVA TEMPORADA COMEÇA COM NOVIDADES

A nova temporada do Circuito Ram ANTT, promovido pela Associação Nacional dos Três Tambores tem início nesta semana e apresenta muitas novidades. O calendário da 22ª edição do Campeonato Nacional da ANTT tem início com uma Etapa Bônus que será realizada durante a Selff Arena – Barrel and Rope, que acontece no Complexo Haras Raphaela entre os dias 20 e 22 de setembro.

Em comemoração a 22ª edição consecutiva do seu Campeonato Nacional, o que é um marco na história do Rodeio brasileiro, e também em busca de aumentar ainda mais a valorização da modalidade Três Tambores, a ANTT está trazendo muitas novidades para esta nova temporada, que incluem o aumento da premiação nas etapas, aumento na quantidade de semifinalistas e finalistas a cada etapa, e consequentemente o aumento da distribuição da pontuação.

“Estamos sempre em busca de melhorias para as nossas competidoras e que possam contribuir com a modalidade Três Tambores como um todo. As mudanças para esta nova temporada, visam uma valorização maior para as nossas estrelas, seus animais e toda a sua equipe, assim como também buscar cada vez mais a excelência na modalidade, realizando etapas com alto nível e uma competição emocionante para quem participa e quem assiste,” disse a presidente da ANTT, Graziella Agnes.

Uma das principais novidades para a Temporada 2025 é o aumento da premiação garantida na Categoria Feminino, que em alusão aos 22 anos de história da ANTT passa agora a ser de R$ 22 mil em etapas com mais de 40 competidoras. Com isso, a premiação não apenas passa a contemplar 12 competidoras ao invés de apenas 10 finalistas, como também a premiação para a Campeã da etapa ganhou um incremento de quase 10%. Em etapas com 40 competidoras ou menos, a premiação garantida também teve um incremento e totaliza agora R$ 17 mil, também contemplando 12 finalistas.

A outra novidade trata-se justamente do aumento da quantidade de competidoras classificadas para a Final de cada etapa na Categoria Feminino, que passa de 10 para 12 classificadas. Assim, como a pontuação pela colocação final das etapas também passa a contemplar até a 12ª posição, um número maior de competidoras passa a ganhar bônus para o ranking por seu desempenho nos eventos.

Com isto também houve alteração no regulamento das classificatórias e semifinais de cada etapa. Para esta nova temporada, em cada classificatória serão 12 competidoras que avançam para as semifinais, dando chance para um número maior de concorrentes de continuarem na competição em busca de uma vaga na Final e também pelo título do evento. Da mesma forma, a cada semifinal agora serão seis classificadas para a Final, ao invés das cinco que se classificavam anteriormente.

Nossa intenção com esta mudança é aumentar ainda mais o nível das semifinais e da Final de cada etapa, além é claro de dar chance para mais competidoras irem para as fases seguintes. Há classificatórias e semifinais em que as competidoras ficam fora da faixa de classificação por milésimos de segundo, tendo desempenho a altura das classificadas. Isto vai elevar ainda mais o nível da competição, teremos mais competidoras com chances de ganhar,” explica a presidente da ANTT.

Outro ponto importante desta mudança que ela destaca, é que especialmente nas etapas realizadas em Rodeios, um número maior de competidoras vai poder se apresentar na arena a noite, diante do grande público. Ela ressalta que a cada semifinal, serão duas competidoras a mais, assim como na grande final da etapa. E devido ao equilíbrio entre elas, mesmo quem está classificada no chamado ‘fim da lista’ mantém chance de se classificar para a final ou até mesmo vencer a etapa.

Esta mudança pode impactar também no ranking, já que há uma pontuação extra para as competidoras que se classificarem para as semifinais e a pontuação distribuída pela colocação final de cada etapa, agora se estenderá até a 12ª colocada. Assim, em cada etapa um número maior de competidoras irá ganhar bônus além da pontuação mínima de participação e que poderá fazer toda a diferença na busca de classificação para a Final Nacional, quanto também na disputa pelo título da temporada.

Vale lembrar que todas essas mudanças são referentes somente a Categoria Feminino. Para a Categoria Mirim, que inclui as competidoras de até 11 anos, tanto a tabela de premiação – que é baseada na quantidade de participantes – quanto o formato da competição e a quantidade de pontuadas permanecem os mesmos da temporada anterior.

“Temos grandes expectativas para esta temporada e quero aqui deixar o convite para as competidoras virem brilhar conosco nas principais arenas e pistas do Brasil. Não importa se você poderá correr a temporada toda ou poderá competir em apenas uma ou duas etapas, todas são muito bem vindas e estão mais do que convocadas para se tornarem uma estrela da ANTT,” finalizou a presidente.

Mais informações pelas redes sociais oficiais do campeonato ou no site www.antt.org.br

SOBRE A ANTT

A ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores foi fundada em 2003 por um grupo de competidoras que buscavam melhorias e maior visibilidade para a prova dos Três Tambores em Rodeios. A Associação cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos, se tornando referência no mercado equestre devido a sua organização, seriedade e qualidade nas competições. Presente nas principais Festas do Peão e Provas Equestres do Brasil, a ANTT já ultrapassou marca de R$ 3 milhões em prêmios distribuídos ao longo de sua história, tendo contado com a participação de mais de três mil competidoras.

O Circuito Ram ANTT teve sua Final Nacional realizada no início de setembro onde coroou Ana Laura Savini como bicampeã nacional da Categoria Feminino e Helena Zerbinato conquistou seu primeiro título nacional na Categoria Mirim. Ainda em setembro a ANTT deu início a sua nova temporada, que deve contar com cerca de 20 etapas para se definir as Campeãs de 2025. A 22ª edição do Circuito Ram ANTT reforça o Campeonato como o mais antigo em atividade e o mais duradouro da história dos Rodeios no Brasil, entre todas as modalidades.

Assessoria: Agência PrimeComm / Foto: Adilson Silva – Foto Perigo