A Final Nacional do Circuito RAM ANTT, o principal campeonato de Três Tambores do Brasil está de volta a arena do Jaguariúna Rodeo Festival. O evento que definirá as campeãs da Temporada 2021/2022 da Associação Nacional dos Três Tambores acontece nos dias 16 e 17 de setembro e distribuirá mais de R$ 100 mil em prêmios.
Esta será a terceira vez que a Final Nacional da ANTT será realizada no Jaguariúna Rodeo Festival, que foi palco das decisões em 2018 e 2019. Devido a pandemia, as duas últimas edições do campeonato tiveram a etapa final realizada no Haras NSG em São Pedro-SP, sem a presença de público.
“Estamos felizes em poder voltar a realizar nossa Final Nacional com a presença de público e principalmente na arena do Jaguariúna Rodeo Festival, evento que é um dos grandes parceiros da ANTT e que sempre acolheu nossas competidoras com muito carinho. Temos certeza que será uma Final histórica, com a participação e a torcida dos fãs da modalidade,” declarou a presidente da ANTT, Flávia Cajé.
A etapa decisiva contará apenas com as 10 melhores competidoras da Categoria Feminino na “Final Organnact Gold Race” e as cinco melhores competidoras da Categoria Mirim na “Final Boots Horse Mirim”, classificadas através do ranking e que disputam o título nacional. As melhores competidoras da Categoria Feminino que terminaram a fase de classificação acima da 11ª colocação do ranking também estarão presentes disputando o título da “Final Guabi Silver Race”.
Como já é tradição, na quinta-feira 15 de setembro a ANTT realizará a “Recepção das Estrelas”, um jantar para as competidoras e demais convidados onde serão apresentadas as finalistas. Nesta celebração também acontece a entrega dos “backnumbers”, onde cada classificada recebe um número correspondente a sua colocação na respectiva categoria, objeto que tradicionalmente se torna uma espécie de troféu que marca a participação da competidora naquela edição da Final Nacional.
As competições acontecem na sexta-feira, 16 de setembro e no sábado, 17 de setembro. Cada competidora classificada fará três apresentações, sendo uma na sexta-feira à noite, outra apresentação extra no sábado durante o dia e a “passada” decisiva no sábado a noite. Em cada apresentação as competidoras recebem pontos de acordo com a sua colocação, que são somados aos pontos acumulados durante a temporada e as competidoras que somarem mais pontos no geral ao final dos dois dias de competições serão declaradas campeãs nacionais de suas respectivas categorias.
Nos últimos quatro anos o domínio foi de Ana Carolina Cardozo que conquistou o inédito tetracampeonato consecutivo na Categoria Feminino e igualou a marca de Fatiana Ferreira, a outra única a vencer o campeonato quatro vezes. Este ano Ana Carolina novamente chega a Final Nacional na liderança da categoria após outra temporada dominante e depende apenas de seus próprios resultados para estabelecer o recorde de cinco títulos na história da ANTT. Pela Categoria Mirim a jovem Maria Eduarda Ribeiro também dominou toda a temporada, mas a decisão deve ser acirrada já que as outras principais concorrentes ainda mantém chances matemáticas de alcança-la.