ANA CAROLINA CARDOZO CONQUISTA O HISTÓRICO PENTACAMPEONATO PELA ANTT

Nos dias 16 e 17 de setembro a ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores realizou sua 19ª Final Nacional durante o Jaguariúna Rodeo Festival, onde foram definidas as campeãs da Temporada 2021/2022. Esta foi a terceira vez que a Final RAM ANTT foi realizada no evento, que é um dos mais importantes e conhecidos do Brasil.

A Final RAM ANTT distribuiu mais de R$ 120 mil em prêmios entre as três categorias realizadas e reuniu somente as melhores competidoras do ranking para a disputa do título. Tendo início em outubro de 2021, a 19ª temporada do Campeonato da ANTT contou com 20 etapas nos principais Rodeios e Provas Equestres do Brasil, onde participaram mais de 400 competidoras de várias idades e estados diferentes do país, um recorde na história da Associação.

“Concluímos mais uma temporada com a certeza de dever cumprido, com recorde no número de etapas, de participantes e de premiação distribuída. Estamos muito felizes, em especial por realizar a Final RAM ANTT na arena do Jaguariúna Rodeo Festival e em nome de toda a diretoria da ANTT agradecemos as competidoras, treinadores, familiares, parceiros e todas as pessoas que colaboraram para a realização desta temporada e desta etapa final histórica,” disse Flávia Cajé, presidente da ANTT.

Como parte da programação da Final Nacional, na quinta-feira, 15 de setembro a ANTT realizou a “Recepção das Estrelas”, uma cerimônia que já virou tradição para apresentar as finalistas e celebrar a conclusão de mais uma temporada. Reunindo dezenas de convidados a cerimônia mais uma vez foi muito especial, apresentando ao público cada uma das finalistas na entrega dos “backnumbers”, número de identificação usado por elas nas competições. Além de também celebrar todos que fizeram parte da temporada da ANTT a cerimônia contou ainda com show de Duda Bertelli.

No dia seguinte as competidoras foram a arena onde disputariam três rounds para definir as campeãs da temporada. As 10 melhores do ranking da Categoria Feminino disputaram o título nacional na Final Organnact Gold Race, enquanto as melhores classificadas da 11ª posição em diante disputaram o título da Final Guabi Silver Race e as cinco melhores da Categoria Mirim até 12 anos foram em busca do título nacional Boots Horse Mirim.

“Gostaria de agradecer e parabenizar toda a diretoria da ANTT, por mais uma temporada concluída com sucesso, por mais um ano de muito trabalho e desafios vencidos. Também agradeço a RAM do Brasil, Tassa Jeans, Organnact, Boots Horse, Guabi, ACJ Rastelos, Sumetal Fivelas, RGJ Baias e ABQM, pelo apoio e parceria nesta temporada, aos demais profissionais e empresas que estiveram em cada etapa, aos organizadores que nos receberam com tanto carinho e em especial ao Gui Marconi, Quinze e toda a equipe da Diverti pela realização desta Final no Jaguariúna Rodeo Festival,” finalizou a presidente da ANTT.

CINCO VEZES ANA CAROLINA: A PAULISTA CONQUISTOU O QUINTO TÍTULO CONSECUTIVO

Confirmando o favoritismo, Ana Carolina Cardozo mais uma vez foi imbatível na Final RAM ANTT e conquistou seu quinto título nacional consecutivo pela ANTT, tornando-se a maior vencedora da história do campeonato. Liderando o ranking desde o início da temporada, a competidora de Araraquara-SP chegou a decisão com uma excelente vantagem sobre as demais concorrentes e dependia apenas de seu próprio desempenho para conquistar o pentacampeonato inédito.

A decisão teve início com Ana Carolina vencendo o Round 1 na sexta-feira ao marcar 15,929 segundos em conjunto com HFM Chile Shiners, mesmo animal que ela manteria a regularidade e garantiria o segundo melhor tempo da passada extra (Round 2), na tarde de sábado. Com o título já praticamente em mãos, na noite de sábado ela foi a arena com Cromo Down Jet WA, seu principal animal e com o qual havia ganho os quatro títulos anteriores, e com uma passada segura sem erros garantiu o primeiro lugar na somatória geral dos três rounds, totalizando 48,461 segundos.

Totalmente emocionada após a volta da vitória na arena, Ana Carolina Cardozo recebeu a cobiçada fivela de campeã nacional ANTT pela quinta vez e agradeceu a todos que fizeram parte de mais este título. Seu pai, Wilson Laurini Jr. também foi coroado pela quinta vez como Melhor Treinador da temporada, outra marca histórica na ANTT.

Com a segunda melhor somatória da Final RAM ANTT, Ana Laura Savini terminou como vice-campeã nacional da Categoria Feminino, após uma temporada brilhante que a confirmou como uma das jovens estrelas mais promissoras da ANTT. O ranking final da temporada na categoria teve ainda Giovanna Lasmar em terceiro lugar, Barbara Barbosa em quarto lugar e Maiara Oliveira Alves completando o Top 5, na quinta colocação.

MARIA EDUARDA IMBATÍVEL: JOVEM PAULISTA FOI A CAMPEÃ NACIONAL MIRIM

Liderando a temporada de ponta-a-ponta, Maria Eduarda Ribeiro confirmou o título de Campeã Nacional Mirim após fazer uma Final RAM ANTT com muita regularidade. A competidora de Vargem Grande do Sul-SP dependia apenas de seus próprios resultados para conquistar seu primeiro título nacional na Final Boots Horse Mirim e entrou na arena com muita segurança nas passadas.

Depois de duas passadas regulares nos dois primeiros rounds, Maria Eduarda encerrou a competição marcando o melhor tempo da noite de sábado, 16,404 segundos, em conjunto com Luna Zorrero Dun It para vencer a somatória da Final e confirmar de forma incontestável seu título. Antes da Final RAM ANTT, a jovem competidora que agora se despede da Categoria Mirim e vai correr exclusivamente entre as adultas, teve quatro vitórias na temporada e foi finalista em outras 12 etapas ao longo do ano em uma das melhores campanhas da história da ANTT.

O segundo lugar no campeonato ficou com Caroline Ghiraldelli, que fez sua primeira Final Nacional e venceu os dois primeiros rounds da competição em conjunto com Roma Barons. Mariana Castro de Lucca foi a terceira no campeonato, enquanto Maria Luiza Blásio e Ana Carolina Savini terminaram em quarto e quinto lugares, respectivamente. Maria Luiza Blásio, de apenas nove anos foi eleita a Revelação da Temporada, sendo coroada durante a cerimônia de “Recepção das Estrelas”.

JOVEM ESTRELA: LUANA LIMA BASTOS CONQUISTA O TÍTULO NA GUABI SILVER RACE

Pela proximidade na pontuação das finalistas, a disputa na Guabi Silver Race é sempre equilibrada e acirrada, decidida nos mínimos detalhes. E este ano mais uma vez três jovens talentos da ANTT travaram uma disputa segundo a segundo em cada round, porém a Campeã Nacional Mirim, Luana Lima Bastos não deu espaço para as concorrentes e marcou o melhor tempo nas três passadas que fez com Mr. King Fame, para garantir o título.

A competidora de Bataguassu-MS chegou a Final RAM ANTT na segunda colocação, mas empatada no número de pontos com a líder e então atual Campeã, Maria Manuela Nogueira, que buscava se tornar a primeira a vencer na categoria duas vezes. Luana Lima Bastos de apenas 16 anos assumiu a liderança isolada do ranking logo na primeira noite ao marcar o melhor tempo, mas a concorrente não deixou ela abrir muita vantagem e ficou com o segundo melhor tempo da noite.

No sábado a sul-mato-grossense confirmou seu título ao vencer os dois rounds da competição e a somatória geral das três passadas, enquanto a campeã do ano anterior teve uma penalidade em sua última apresentação. Campeã Nacional Mirim em 2019 na própria arena do Jaguariúna Rodeo Festival, Luana Lima Bastos foi vice-campeã nacional em seu primeiro ano exclusivamente na Categoria Feminino em 2020, se colocando como uma das mais promissoras jovens estrelas do campeonato.

Sem cometer erros na Final RAM ANTT, a também Campeã Nacional Mirim da ANTT, Lorena Zanini manteve chances de título até a última passada e terminou a temporada como vice-campeã na Guabi Silver Race, seguida por Maria Manuela Nogueira, que ficou em terceiro lugar. Completando o Top 5 da temporada na categoria, Mirela Fagionato foi a quarta e Ludmila Santiago foi a quinta colocada.

Ranking Final – Categoria Feminino – Organnact Gold Race
1 – Ana Carolina Cardozo – Araraquara-SP – 1.940 pontos
2 – Ana Laura Savini – Botucatu-SP – 1.500 pontos
3 – Giovanna Lasmar – São João Del-Rei-MG – 1.040 pontos
4 – Barbara Barbosa – Caldas Novas-GO – 960 pontos
5 – Maiara Oliveira Alves – Uberlândia-MG – 960 pontos
6 – Eduarda Peres – Potirendaba-SP – 895 pontos
7 – Kelly Caroline – Avaré-SP – 860 pontos
8 – Mayana Muniz – Promissão-SP – 775 pontos
9 – Maria Eduarda Ribeiro – Vargem Grande do Sul – 640 pontos
10 – Maria Fernanda Valentim – São Seb. Grama-SP – 640 pontos

Ranking Final – Boots Horse Mirim
1 – Maria Eduarda Ribeiro – Vargem Grande do Sul-SP – 1.100 pontos
2 – Caroline Ghiraldelli – Sumaré-SP – 900 pontos
3 – Mariana Castro de Lucca – São Roque-SP – 860 pontos
4 – Maria Luiza Blásio – Cerqueira César-SP – 630 pontos
5 – Ana Carolina Savini – Botucatu-SP – 580 pontos

Ranking Final – Guabi Silver Race
1 – Luana Lima Bastos – Bataguassu-MS – 820 pontos
2 – Lorena Zanini – Matão-SP – 740 pontos
3 – Maria Manuela Nogueira – Cravinhos-SP – 720 pontos
4 – Mirela Fagionato – Americana-SP – 655 pontos
5 – Ludmila Santiago – Rio de Janeiro-RJ – 575 pontos
6 – Brehna Bazanella – Americana-SP – 465 pontos

Assessoria: Agência PrimeComm / Fotos: Adilson Silva – Foto Perigo