CIRCUITO RAM ANTT REALIZA FINAL NACIONAL NO RODEIO ITU FESTIVAL

O Circuito Ram ANTT, maior campeonato da modalidade Três Tambores do Brasil se prepara para a realização de mais uma Final Nacional, que este ano acontece no Rodeio Itu Festival, em Itu, no interior de São Paulo. A Final Ram ANTT será realizada nos dias 06 e 07 de setembro e irá contar somente com as competidoras mais bem pontuadas durante a 21ª edição do campeonato, que realizou etapas nas principais Festas do Peão e Provas Equestres do país.

Promovido pela Associação Nacional dos Três Tambores, a Final Ram ANTT acontece pela primeira vez no Rodeio Itu Festival, em uma parceria inédita com o evento que se destaca como um dos maiores do interior paulista. “Estamos muito felizes com esta parceria com o Rodeio Itu Festival e por poder realizar a nossa Final Nacional em um evento tão importante. A Final da Temporada é sempre um momento muito especial para nós, já estamos cuidando de todos os detalhes para que esta edição seja inesquecível e tenho certeza que faremos a melhor Final da nossa história na arena de Itu,” disse a presidente da ANTT, Graziella Agnes.

A Temporada 2024 do Circuito Ram ANTT teve início em setembro do ano passado e terá um total de 17 etapas antes da Final Nacional no Rodeio Itu Festival. As competidoras somam pontos proporcionais a sua colocação em cada etapa, formando o ranking do campeonato, que define as classificadas para a Final Nacional e a Campeã Nacional de cada categoria. Para a Final Ram ANTT serão classificadas apenas as 15 melhores do ranking da Categoria Feminino e as cinco melhores do ranking da Categoria Mirim, que é exclusiva para competidoras de até 11 anos de idade. A definição das classificadas acontece somente após a última etapa da temporada regular, que acontece nos dias 16 e 17 de agosto.

Os pontos conquistados durante a Final Ram ANTT são somados ao acumulado no ranking e definem a Campeã Nacional da Categoria Feminino e da Categoria Mirim, que serão coroadas no último dia da competição. A Final Ram ANTT deste ano terá uma premiação total de mais de R$ 160 mil, um recorde em mais de 20 anos de história do campeonato, o que torna esta edição no Rodeio Itu Festival, ainda mais especial. A competição decisiva será realizada em três rounds, sendo o primeiro na sexta-feira a noite, o segundo no sábado durante o dia, e o terceiro e último na noite de sábado. Cada competidora faz uma apresentação a cada round, ganhando pontos conforme a sua colocação naquele round, que são somados ao acumulado no ranking, além de pontos bônus para as melhores na classificação geral, que é a somatória de tempos dos três rounds.

Em 2023 a jovem estrela da ANTT, Ana Laura Savini conquistou seu primeiro título nacional depois de uma temporada incrível. A competidora de 19 anos lidera o ranking novamente este ano e chega a Final Ram ANTT como principal favorita, tendo vencido seis etapas até o momento e mantendo uma boa vantagem sobre as demais concorrentes. Além da liderança entre as competidoras, Ana Laura ocupa a primeira posição também no ranking de Treinadores e sua égua B2B Noa Carat Rolls lidera o ranking ANTT Alta Performance, como o animal mais premiado da temporada. Suas principais concorrentes ao título são Mayana Muniz, Roberta Marin e Keila Mendonça, que se mantiveram no Top 5 do ranking durante toda a temporada e atualmente ocupam a segunda, terceira e quarta posições, respectivamente, além de Eduarda Peres, que subiu para a quinta colocação após a última etapa realizada.

Pela Categoria Mirim, onde brilham as pequenas estrelas da ANTT e futuras campeãs da modalidade, o título nacional em 2023 ficou com Mariana Castro de Lucca, que na época tinha apenas nove anos. Sempre favorita entre os fãs, a paulista é uma das principais estrelas da ANTT e busca classificação para mais uma Final Ram ANTT, tendo vencido duas etapas nesta temporada. A líder do ranking e principal favorita é Helena Zerbinato, que completou nove anos recentemente. Liderando desde a primeira etapa, ela tem três vitórias e importantes resultados na temporada. Suas principais concorrentes ao título são Lívia Alves, vice-líder e que tem grandes chances de alcançá-la, além de Maria Luiza Blásio, Isabela Granato Mendes e a própria Mariana Castro de Lucca, que atualmente completam o Top 5 do ranking Mirim.

Uma tradição das Finais da ANTT é a Recepção das Estrelas, uma noite de gala para competidoras, familiares e demais convidados, que celebra a conclusão de mais uma edição do Circuito Ram ANTT. Na ocasião, as finalistas são apresentadas e entrevistadas no palco, onde recebem os kits dos patrocinadores oficiais da ANTT e também o já tradicional backnumber, número de identificação que cada uma usará durante a Final. A Cerimônia de Recepção das Estrelas deste ano acontece na quinta-feira, 05 de setembro, um dia antes do início das competições e os fãs poderão acompanhar ao vivo através do Canal Estrelas da ANTT no Youtube.

SOBRE A ANTT
A ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores foi fundada em 2003 por um grupo de competidoras que buscavam melhorias e maior visibilidade para a prova dos Três Tambores em Rodeios, a ANTT cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos, se tornando referência no mercado equestre devido a sua organização, seriedade e qualidade nas competições. Presente nas principais Festas do Peão e Provas Equestres do Brasil, a ANTT chega a marca de R$ 2,5 milhões em prêmios distribuídos ao longo de sua história, tendo contado com a participação de mais de três mil competidoras.

Em setembro de 2023 a ANTT deu início a sua 21ª temporada consecutiva, um marco nas arenas e pistas brasileiras, sendo o campeonato mais antigo em atividade e mais duradouro da história dos Rodeios no Brasil, entre todas as modalidades. O Circuito RAM ANTT deve contar com cerca de 20 etapas nesta temporada, marcando presença nas maiores Festas do Peão e Provas Equestres do país, reunindo os maiores nomes das Categorias Feminino e Mirim da modalidade.