CÉSAR VILELA É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE EQUIDEOCULTURA DE SP

César Fabiano Vilela, médico veterinário do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), foi eleito presidente da Câmara Setorial de Equideocultura da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. De forma unânime, a votação ocorreu nesta quinta-feira (03/03), durante reunião do colegiado, que foi comandada pelo coordenador das Câmaras Setoriais do Estado, Alberto Amorim, e contou com a presença de representantes de entidades do setor..

Na ocasião, César Vilela recebeu os cumprimentos do presidente executivo do IBEqui, Manuel Rossitto, e dos membros da Câmara Setorial. Oportunamente, Rossitto agradeceu o apoio do secretário de Agricultura do Estado, Itamar Borges, pelo apoio incondicional que vem sendo desprendido por sua pasta em favor das principais necessidades dos criadores, proprietários, treinadores, competidores e de toda a cadeia produtiva de equídeos do Brasil..

Estudo de Equideocultura da Esalq/USP.

Dando prosseguimento à pauta da reunião, o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Roberto Arruda, fez uma apresentação sobre o andamento do estudo de Equideocultura Esalq/USP, que busca atualizar informações, como número de equídeos, raças e valor econômico. Segundo ele, há uma deficiência na base de dados, que pode conduzir ao descrédito da real situação do segmento no Brasil..

O presidente executivo do IBEqui destacou a importância do estudo para o setor. “Não só pelo aspecto econômico, mas, especialmente para o Bem-Estar Animal. Como ter uma Política de Bem-Estar, sem termos acesso aos dados?”, questionou. O presidente da Câmara Setorial de Equideocultura, César Vilela, reforçou que esses dados são fundamentais e estratégicos e colocou o empenho do colegiado à disposição, para apoiar em todo o processo do estudo.

IBEqui pede apoio da Secretaria para melhorias no terminal de cargas vivas de Viracopos

Na eminência de um novo processo de concessão para administração do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), outro tema apresentado na reunião da Câmara Setorial de Equideocultura foi a necessidade de manutenção do atual formato de utilização do terminal, uma vez que o aeroporto é a principal porta de entrada e saída de cargas vivas no Brasil.

Por isso, o presidente executivo do IBEqui, Manuel Rossitto, fez um alerta com relação ao assunto: “O IBEqui pleiteia junto à Secretaria de Agricultura, que interceda no sentido da manutenção da operação de cargas vivas e faz um alerta sobre a necessidade de melhorias e adequações nas instalações. Devemos aproveitar ainda a importância dessa questão, para falar sobre uma zona de exclusão do Mormo, para agilizar, facilitar e vender melhor os nossos produtos no exterior”, disse Rossitto.

Buscando unir esforços, o presidente da Câmara, César Vilela, solicitou a realização de uma reunião com outros setores agropecuários paulistas, como bovinocultura e suinocultura, para reforçar o pedido de apoio à Secretaria de Agricultura, para que intervenha junto às autoridades federais, pela manutenção das atividades aeroportuárias de cargas vivas no Aeroporto Internacional de Viracopos.

A ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores é uma das entidades fundadoras do IBEqui.

Texto: Assessoria IBEqui / Foto: Divulgação