Encerrando uma temporada histórica que comemorou seus 20 anos de fundação, a ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores realizou nos dias 22 e 23 de setembro a Final Nacional RAM ANTT durante o Jaguariúna Rodeo Festival. A decisão do Circuito RAM ANTT teve uma premiação total de R$ 160 mil, a maior de todas as finais da ANTT, e contou somente com as melhores competidoras do ranking da temporada em busca do título nacional nas Categorias Feminino e Mirim.
Esta foi a quarta vez que a arena do Jaguariúna Rodeo Festival sediou a Final Nacional RAM ANTT, tendo sido o palco da decisão também em 2018, 2019 e 2022. A realização da 20ª edição da Final Nacional no evento celebrou uma parceria forte e duradoura entre a ANTT e a Diverti, uma das maiores empresas de entretenimento do país e responsável pela organização do JRF.
“Para a ANTT é muito importante realizar a Final Nacional em um dos maiores, mais famosos e mais modernos eventos do Brasil, algo que nos orgulha muito e que traz um brilho ainda maior para o nosso campeonato. Quero agradecer ao Gui Marconi e toda a equipe da Diverti por mais um ano de parceria, além de todos que contribuíram para a realização da nossa grande Final na arena de Jaguariúna,” declarou a presidente da ANTT, Graziella Agnes.
A Final Nacional RAM ANTT concluiu uma temporada marcante que comemorou os 20 anos de história do campeonato. Com 21 etapas realizadas antes da grande Final, a temporada contou com mais de 400 competidoras, batendo recorde de participação e inscrições, além de distribuir mais de R$ 400 mil em prêmios ao longo das etapas, outro recorde histórico na ANTT.
“Primeiramente quero agradecer toda a diretoria da ANTT, pela dedicação e o trabalho desempenhado ao longo deste ano, e por juntas conseguirmos realizar esta temporada histórica. Agradeço também aos nossos parceiros, RAM do Brasil, Tassa Jeans, Organnact, Boots Horse, Guabi, ACJ Rastelos, Sumetal Fivelas, RGJ Baias e ABQM, pelo apoio e confiança em mais uma temporada, e aos profissionais e empresas que trabalham ao nosso lado ajudando a realizar cada etapa,” seguiu a presidente.
Ela conclui agradecendo aos contratantes e competidoras que foram essenciais na realização da temporada. “Por fim, agradeço a todos os diretores, presidentes e demais membros das Comissões Organizadoras que confiaram no nosso trabalho mais uma vez, e em especial as competidoras, familiares, criadores e proprietários de animais que foram as peças mais importantes deste capítulo de nossa história,”.
ANA LAURA SAVINI CONFIRMA FAVORITISMO E CONQUISTA TÍTULO NACIONAL NO FEMININO
Depois de uma temporada espetacular, Ana Laura Savini precisou apenas manter a regularidade na Final RAM ANTT para conquistar seu primeiro título nacional da Categoria Feminino. A competidora de apenas 18 anos de idade representa a cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, e se tornou a segunda campeã mais jovem da categoria principal da ANTT em toda a história do campeonato.
Ana Laura esteve entre as cinco melhores do ranking desde as primeiras etapas da temporada, mas assumiu a liderança somente na segunda metade do campeonato, de onde não saiu mais e foi abrindo uma boa vantagem sobre as demais concorrentes. Essa vantagem deu a ela um certo conforto para a decisão no Jaguariúna Rodeo Festival, onde dependia apenas de seu próprio desempenho para garantir a tão almejada fivela.
Na arena de Jaguariúna, apesar da vantagem ela teve um desafio emocional pela frente, já que sua parceira de vitórias, B2B Noa Carat Rolls precisou ser poupada das competições enquanto se recupera de uma lesão. Com Orderme a Gold ela foi quase perfeita no fim de semana, derrubando apenas um tambor nas três passadas que realizou, regularidade que lhe garantiu o título com uma vantagem de 310 pontos a frente da segunda colocada. Ainda enquanto comemorava o título, a ANTT e sua família lhe fizeram uma surpresa quando sua irmã mais nova Ana Carolina Savini adentrou a arena montando sua égua “Noa”, que a campeã nem sabia que tinha vindo até Jaguariúna, marcando um momento de fortes emoções para todos.
Consagrada como uma das principais estrelas da nova geração da ANTT, Ana Laura Savini tem se destacado em todas as temporadas desde que estreou no campeonato. Em 2020 quando se classificou para sua primeira Final RAM ANTT, ela foi Campeã da Categoria Silver Race, já no ano seguinte terminou na quarta colocação do ranking principal e na temporada passada havia sido a Reservada Campeã Nacional.
O ranking final da temporada da Categoria Feminino teve Kelly Caroline como reservada campeã, depois de uma temporada com excelentes resultados e se classificar para sua nona Final Nacional. Completaram o Top 5 do Circuito RAM ANTT na Categoria Feminino, Maiara Oliveira Alves em terceiro lugar, Eduarda Peres em quarto e a pentacampeã nacional Ana Laurini Cardozo na quinta posição. Pela primeira vez a ANTT premiou as melhores colocadas da classificação geral da etapa final, vencida por Ana Laurini Cardozo em conjunto com HFM Chile Shiners, com média de 16,121 segundos.
MARIANA CASTRO DE LUCCA ESCREVE SEU NOME NA GALERIA DE CAMPEÃS DA CATEGORIA MIRIM
Outro destaque da Final RAM ANTT em Jaguariúna foi a pequena estrela Mariana Castro de Lucca, que também confirmou o favoritismo e conquistou seu primeiro título nacional pela Categoria Mirim na ANTT. A competidora de apenas nove anos que é uma das favoritas dos fãs, chegou a decisão com o título praticamente garantido e entrou para a galeria de pequenas campeãs da ANTT.
Montando Ultra Red Head a jovem competidora de São Roque no interior paulista havia somado pontos suficientes na temporada para não ser ultrapassada na Final pelas suas concorrentes, mesmo não indo bem em dois dos três rounds da disputa. Mas os tambores derrubados não apagaram o brilho do que ela havia feito durante a temporada e o título foi garantido com uma boa vantagem no ranking.
Mariana Castro de Lucca se tornou uma espécie de “xodó” dos apaixonados pela modalidade Três Tambores, desde que estreou nas arenas aos cinco anos de idade. Ela liderou o ranking desde a primeira etapa da temporada, se colocando sempre como principal favorita ao título e subiu ao pódio 14 vezes, incluindo cinco vitórias. A classificação final da temporada teve ainda, Maria Luiza Blásio como Reservada Campeã Mirim, além de Lívia Alves em terceiro lugar, Ana Carolina Savini em quarto e Flávia Manuela na quinta colocação. A campeã da somatória geral da etapa final foi Ana Carolina Savini montando Fit To Fly Shining com média de 16,849 segundos.
TRADICIONAL CERIMÔNIA DE RECEPÇÃO DAS ESTRELAS ABRIU A FINAL NACIONAL RAM ANTT 2023
Como já virou tradição, na noite de quinta-feira 21 de setembro foi realizada a Cerimônia de Recepção das Estrelas, onde foram apresentadas as finalistas, que juntamente com seus familiares e demais convidados celebraram a conclusão de mais uma temporada de sucesso. Além de apresentar cada uma das classificadas a Final, entregar seus respectivos backnumbers e diversos brindes, a cerimônia também teve homenagens aos patrocinadores da temporada e a diretoria que fez parte dos 20 anos de história da ANTT.
Nesta noite também houve duas premiações especiais. A competidora Keila Mendonça recebeu a fivela de Melhor Treinadora da temporada depois de fechar como a mais pontuada no ranking, sendo a primeira mulher da história da ANTT a receber este prêmio que até então havia sido conquistado somente por homens. Outro momento foi a condecoração de Karolina Rocha, que recebeu a fivela de Competidora Revelação da temporada, depois de ser a atleta de maior destaque em seu ano de estreia na ANTT.
RANKING FINAL – CATEGORIA FEMININO
1 – Ana Laura Savini – Botucatu-SP – 1.680 pontos
2 – Kelly Caroline – Avaré-SP – 1.370 pontos
3 – Maiara Oliveira Alves – Uberlândia-MG – 1.345 pontos
4 – Eduarda Peres – Potirendaba-SP – 1.295 pontos
5 – Ana Laurini Cardozo – Araraquara-SP – 1.290 pontos
6 – Keila Mendonça – Conchas-SP – 1.085 pontos
7 – Yasmin Matteo – Rio Claro-SP – 1.060 pontos
8 – Maria Eduarda Ribeiro – Vargem G. do Sul-SP – 930 pontos
9 – Mayana Muniz – Promissão-SP – 905 pontos
10 – Ana Flávia Belumat – Sto. Ant. de Posse-SP – 870 pontos
11 – Maria Eduarda Gonçalves – Sumaré-SP – 870 pontos
12 – Letícia Oliveira – Botucatu-SP – 765 pontos
13 – Karolina Rocha – Americana-SP – 750 pontos
14 – Maria Fernanda Valentim – São Seb. Grama-SP – 650 pontos
15 – Flávia Manuela Martinho – Franco da Rocha-SP – 570 pontos
RANKING FINAL – CATEGORIA MIRIM
1 – Mariana Castro de Lucca – São Roque-SP – 1.210 pontos
2 – Maria Luiza Blásio – Cerqueira César-SP – 990 pontos
3 – Lívia Alves – S. J. Boa Vista-SP – 950 pontos
4 – Ana Carolina Savini – Botucatu-SP – 920 pontos
5 – Flávia Manuela Martinho – Franco da Rocha-SP – 870 pontos
Assessoria: Agência PrimeComm / Foto: Adilson Silva – Foto Perigo