Entre os dias 12 e 14 de dezembro o Circuito Ram ANTT marcou presença na EMAPA de Avaré, interior de São Paulo, onde realizou uma etapa decisiva da Temporada 2025. O evento foi a última etapa da temporada regular do Campeonato e definiu as classificadas para a Final Nacional Ram ANTT, que acontece em março na Festa do Peão de Colorado.
Marcando a volta da ANTT a uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil após quase 20 anos, a etapa foi realizada no “Arenão Avaré”, arena de shows e eventos com capacidade para 40 mil pessoas no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel.
“Realizamos uma etapa marcante, mesmo com os imprevistos por conta das chuvas, tivemos competições acirradas e de alto nível dentro da arena todos os dias. Quero agradecer ao Giovani Daltio, ao Márcio Costa, ao prefeito Roberto Araújo e toda a diretoria da EMAPA por esta parceria com o Circuito Ram ANTT,” declarou a presidente da ANTT, Graziela Mendonça.
A disputa na Categoria Feminino mais uma vez teve a vitória de Yasmin Rissi de Oliveira, que venceu sua terceira etapa consecutiva e quinta no total da temporada. Em conjunto com AVT Happynikki Flying a jovem estrela da ANTT totalizou 46,956 segundos em três passadas na competição para garantir mais uma fivela.
Na sequência, subiu ao pódio a líder do ranking, Keila Mendonça, que garantiu o segundo lugar da etapa em conjunto com Fishers Fool após totalizar 47,629 segundos em suas apresentações na arena de Avaré. Com estes resultados, as duas competidoras terminaram a temporada regular com a mesma pontuação absoluta no ranking, considerando os pontos conquistados na temporada sem os descartes obrigatórios.
O pódio da categoria teve ainda Joana Maria Zaia com El Zorrero To Fly Be na terceira posição, Mariana Inocente com Victoria Blue em quarto lugar e Ana Júlia Lima com Boy French Fame EK na quinta posição, ambas também garantindo vaga na Final Nacional Ram ANTT.
Pela Categoria Mirim a disputa também foi extremamente acirrada em busca de pontos e da classificação para a Final da Temporada. O título da etapa ficou com Maria Júlia Machado, que totalizou 46,950 segundos a bordo de Bueno Brisco para garantir sua segunda vitória na temporada e se manter no Top 5 do ranking.
Em seguida, subiram ao pódio entre as pequenas estrelas da ANTT, Maria Eduarda Nalesso com Catarina Shady Janga em segundo lugar, Maria Luiza Blásio com Donatella Fly Doc em terceiro lugar, a líder do ranking Lívia Alves em quarto lugar com Atack Lake e Catarina Pegorer que ficou em quinto lugar com 3D Merlot Beaver.
Circuito Ram ANTT – EMAPA Avaré
Classificação Final – Categoria Feminino
1 – Yasmin Rissi de Oliveira – AVT Happyniki Flying – 46s956
2 – Keila Mendonça – Fishers Fool – 47s629
3 – Joana Maria Zaia – El Zorrero To Fly Be – 48s051
4 – Mariana Inocente – Victoria Blue – 48s329
5 – Ana Julia Lima – Boy French Fame EK – 48s379
6 – Kelly Caroline – Goldi By Corona – 48s394
7 – Juliana Riberto Dias – Bluesky Doc PM – 48s811
8 – Caroline Manoele Nogueira – Ordos Leo – 48s873
9 – Maria Eduarda Pires – Esmart Lena Whiz – 49s767
10 – Vitória de Freitas Siqueira – Homeboy Clint – 53s223
11 – Maria Laura Gandini – Storn Perks – 53s267
12 – Vitória Isabela França – Fire Red Brown MRDN – 59s990
Circuito Ram ANTT – EMAPA Avaré
Classificação Final – Categoria Mirim
1 – Maria Julia Machado – Bueno Brisco – 46s950
2 – Maria Eduarda Nalesso – Catarina Shady Janga – 49s103
3 – Maria Luiza Blásio – Donatella Fly Doc – 49s657
4 – Lívia Alves – Atack Lake – 49s810
5 – Catarina de Sordi Pegorer – 3D Merlot Beaver – 53s948
FINAL NACIONAL RAM ANTT
A Final Nacional da Temporada 2025 será realizada durante a 50ª Festa do Peão de Colorado, nos dias 20 e 21 de março. Esta será a primeira vez que a cidade de Colorado no Paraná recebe a Final Ram ANTT, que terá a decisão do título nacional nas duas categorias em celebração a parceria de mais de 20 anos entre o evento e a ANTT.
SOBRE A ANTT
A ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores foi fundada em 2003 por um grupo de competidoras que buscavam melhorias e maior visibilidade para a prova dos Três Tambores em Rodeios. A Associação cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos, se tornando referência no mercado equestre devido a sua organização, seriedade e qualidade nas competições. Presente nas principais Festas do Peão e Provas Equestres do Brasil, a ANTT já ultrapassou marca de R$ 3 milhões em prêmios distribuídos ao longo de sua história, tendo contado com a participação de mais de três mil competidoras.
O Circuito Ram ANTT teve sua Final Nacional realizada no início de setembro onde coroou Ana Laura Savini como bicampeã nacional da Categoria Feminino e Helena Zerbinato conquistou seu primeiro título nacional na Categoria Mirim. Ainda em setembro a ANTT deu início a sua nova temporada, que deve contar com cerca de 20 etapas para se definir as Campeãs de 2025. A 22ª edição do Circuito Ram ANTT reforça o Campeonato como o mais antigo em atividade e o mais duradouro da história dos Rodeios no Brasil, entre todas as modalidades.
Assessoria: Agência PrimeComm / Fotos: Ricardo Ferreira