O Circuito Ram ANTT marcou presença pelo segundo ano consecutivo na Selff Arena Barrel and Rope, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de setembro no Complexo Haras Raphaela, em Tietê-SP. O evento sediou a 17ª parada da Temporada 2025 do principal campeonato de Três Tambores do Brasil, com a realização de uma Etapa Bônus.
Com organização de Cajé Eventos e Assessoria a Selff Arena – Barrel and Rope é uma iniciativa do Haras 3DM e da marca Selff, que colocou a Prova dos Três Tambores e a Prova do Laço em Dupla juntas na arena do Haras Raphaela. Assim como a primeira edição em 2024, a edição deste ano foi sucesso total.
“Por mais um ano a ANTT esteve presente na Selff Arena e só temos a agradecer a Família Miante, todos do Haras 3DM e a Flávia Cajé pela confiança e a recepção com as Estrelas da ANTT. É uma honra para o nosso Campeonato estar presente em uma prova que em apenas duas edições já se mostra como uma das mais importantes do mercado equestre brasileiro,” declarou a presidente da ANTT, Graziela Mendonça.
A Categoria Feminino teve a vitória de Yasmin Rissi de Oliveira, que completou a prova em 16,990 segundos em conjunto com AVT Happyniki Flying e conquistou sua terceira fivela na temporada. Vice-líder do ranking, a jovem estrela da ANTT que recentemente também foi campeã do Rodeio Internacional de Barretos, se aproximou ainda mais da líder do Campeonato.
Em segundo lugar na Etapa Bônus ficou Joana Maria Zaia com El Zorrero To Fly Be, retornando ao Top 5 do ranking da temporada. Ela foi seguida no pódio por Caroline Manoele Nogueira com EF Zuma Brown na terceira posição, Mariana Gracioli Carvalho com JBD Maximus Dash Fly em quarto e Isabella Pontremolez em quinto lugar com Lebron Ta Fame.
A líder do ranking, Keila Mendonça terminou na sexta colocação da etapa e mantém uma vantagem de 40 pontos sobre a segunda colocada. Kelly Caroline que também terminou no Top 12 da etapa, segue em terceiro lugar na classificação geral da temporada, seguida de Maria Laura Gandini que manteve o quarto lugar e Joana Maria Zaia, que ganhou duas posições e agora ocupa a quinta colocação.
Pela Categoria Mirim o título da etapa foi de Maria Rodrigues Antonelli, também vice-líder do ranking e que marcou o tempo de 17,424 segundos em conjunto com Candy Sugar Easy. A competidora que é uma das recordistas de pódios nesta temporada, havia vencido também a etapa da Festa do Peão de Americana e com a segunda vitória na temporada, diminuiu sua diferença em relação a líder.
Mantendo o bom desempenho em busca do seu primeiro título nacional da categoria, a líder do ranking, Lívia Alves garantiu a segunda colocação da etapa com Atack Lake. Completaram o pódio da Categoria Mirim, Maria Julia Machado com Vibora For Me em terceiro, Maria Eduarda Nalesso com Lets Go Gray em quarto e Luiza Pagliato com Mr. Dash Fame na quinta colocação.
Após a etapa, o Top 5 da classificação da categoria permaneceu sem mudanças de posições. Lívia Alves mantém uma vantagem de 30 pontos sobre a vice-líder Maria Rodrigues Antonelli, enquanto a campeã nacional Mariana Castro de Lucca segue em terceiro, com Maria Júlia Machado em quarto lugar e Maria Eduarda Nalesso mantendo a quinta posição.
Circuito Ram ANTT – Selff Arena
Classificação Final – Categoria Feminino
1 – Yasmin Rissi de Oliveira – AVT Happyniki Flying – 16s990
2 – Joana Maria Zaia – El Zorrero To Fly Be – 16s992
3 – Caroline Manoele Nogueira – EF Zuma Brown – 17s019
4 – Mariana Gracioli Carvalho – JBD Maximus Dash Fly – 17s033
5 – Isabella Pontremolez – Lebron Ta Fame – 17s057
6 – Keila Mendonça – Boss Moon Flyng YR – 17s059
7 – Ana Julia Lima – Boy French Fame EK – 17s090
8 – Lorena Solis Farha – Prime Fire Fast – 17s178
9 – Giovanna Morato Fagundes – He Rocks – 17s250
10 – Gabriella Liuti – St Cayena – 17s336
11 – Kelly Caroline – Goldi By Corona – 17s356
12 – Marcela Pinto de Lima – CB Gigi Fire Tip – 17s661
Circuito Ram ANTT – Selff Arena
Classificação Final – Categoria Mirim
1 – Maria Rodrigues Antonelli – Candy Sugar Ease – 17s424
2 – Livia Alves – Atack Lake – 17s628
3 – Maria Julia Machado – Vibora For Me – 17s635
4 – Maria Eduarda Nalesso – Lets Go Gray – 17s722
5 – Luiza Pagliato – Mr. Dash Fame – 17s750
FINAL NACIONAL RAM ANTT
A Final Nacional da Temporada 2025 será realizada durante a 50ª Festa do Peão de Colorado, nos dias 20 e 21 de março. Esta será a primeira vez que a cidade de Colorado no Paraná recebe a Final Ram ANTT, que terá a decisão do título nacional nas duas categorias em celebração a parceria de mais de 20 anos entre o evento e a ANTT.
SOBRE A ANTT
A ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores foi fundada em 2003 por um grupo de competidoras que buscavam melhorias e maior visibilidade para a prova dos Três Tambores em Rodeios. A Associação cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos, se tornando referência no mercado equestre devido a sua organização, seriedade e qualidade nas competições. Presente nas principais Festas do Peão e Provas Equestres do Brasil, a ANTT já ultrapassou marca de R$ 3 milhões em prêmios distribuídos ao longo de sua história, tendo contado com a participação de mais de três mil competidoras.
O Circuito Ram ANTT teve sua Final Nacional realizada no início de setembro onde coroou Ana Laura Savini como bicampeã nacional da Categoria Feminino e Helena Zerbinato conquistou seu primeiro título nacional na Categoria Mirim. Ainda em setembro a ANTT deu início a sua nova temporada, que deve contar com cerca de 20 etapas para se definir as Campeãs de 2025. A 22ª edição do Circuito Ram ANTT reforça o Campeonato como o mais antigo em atividade e o mais duradouro da história dos Rodeios no Brasil, entre todas as modalidades.
Assessoria: Agência PrimeComm / Foto: Rodrigo Monteiro