HELOÍSA DE SÁ SE PREPARA PARA MAIS UMA FINAL DA ANTT EM BUSCA DO BI

A competidora Heloisa Medeiros de Sá divide o tempo entre a empresa que administra e as competições da prova dos Três Tambores. Este ano está novamente entre as melhores do Brasil disputando a final da Associação Nacional dos Três Tambores, o principal campeonato da modalidade no Brasil.

Os títulos de 2019 pela ANTT serão definidos nos dias 13 e 14 de setembro, em Jaguariúna/SP. Esta é a segunda vez na carreira que a competidora se classifica para a decisão, que reúne somente as mais pontuadas da temporada. Heloísa lidera e concorre ao título na Silver Race, uma categoria que coloca frente a frente as competidoras que não conseguiram classificação direta para a Gold Race, essa que reúne somente as dez melhores do campeonato.

Caso chegue ao título, Heloísa de Sá se tornará a primeira competidora na história da ANTT a vencer duas vezes o título na Silver Race, já que conquistou também a vitória em 2016. “Estar classificada entre as finalistas, em um campeonato tão disputado e com grandes desafios, é algo muito bom. Estou motivada em busca deste título novamente”, conta.

A relação dela com os esportes equestres começou aos nove anos de idade, praticando Hipismo Clássico, mas a modalidade Três Tambores só chegou a sua vida após os 20 anos, idade que ela mesma considera ‘tardia’ para iniciar na prática, já que a maioria das competidoras começa muito cedo.

Apesar disso, Heloísa usou toda sua experiência em competições equestres e a paixão pelos animais para se dedicar aos Três Tambores, o que lhe rendeu alguns importantes prêmios ao longo dos 12 anos em que pratica ativamente. Em 2016, ela passou a acompanhar o campeonato da ANTT e em sua primeira temporada foi finalista e se consagrou campeã da Silver Race.

Logo após o título, Heloísa se afastou das arenas quando engravidou de sua segunda filha e só retornou este ano. “Não dá pra ficar longe dos Três Tambores. É o meu hobby favorito, é adrenalina, é o amor que tenho pelos cavalos, o esporte que me faz bem, me desliga da rotina e me traz paz interior”, revela a competidora.

Rotina, aliás, que é muito diferente da maioria das concorrentes, o que torna a prática da modalidade ainda mais desafiadora para ela. Residindo em São Paulo capital, a amazona administra duas unidades de uma das maiores e mais conceituadas lojas do segmento country do Brasil, a Cowboys, além de do e-commerce da marca.

Com isto, devido à distância de aproximadamente 600 km de seus animais, que ficam em Presidente Prudente/SP, ela não treina regularmente como as demais competidoras. “Eu nunca treino, praticamente só encontro meus cavalos um dia antes das competições e isso me traz certa desvantagem, pois se erro alguma coisa só poderei corrigir novamente na próxima prova”.

No entanto, Heloisa revela que o amor pela modalidade não a deixa desistir e mesmo com tantos desafios e desvantagens ela somou pontos suficientes para estar entre as melhores do Brasil em busca de mais um título. A final da ANTT acontece pelo segundo ano consecutivo no Jaguariúna Rodeo Festival.

A etapa decisiva da temporada 2018/2019 do Campeonato da Associação Nacional dos Três Tambores terá dois dias de competições, com três rodadas, distribuindo mais de 100 mil reais em prêmios, incluindo um carro zero km para a campeã nacional da categoria Feminina – Gold Race.

As classificadas irão disputar premiação diária, em cada um dos três rounds, e também a premiação final do campeonato, que abrange as demais colocações, além das campeãs. O 16° Campeonato Nacional de Três Tambores esteve presente em 13 eventos, sendo sete etapas principais, quatro etapas bônus e duas etapas especiais.

Como em anos anteriores, haverá antidopping na final e três passadas por competidora definirão os títulos. Todas as finalistas entrarão na arena na sexta (12) à noite, sábado (13) de manhã e sábado (13) à noite. Cada uma das três rodadas, além de premiação extra diária, fornece pontuação ao ranking.

Os tempos serão somados e ao término das passadas, de acordo com a classificação da menor para a maior soma, as competidoras recebem nova pontuação. Acrescentando os pontos da final ao ranking geral, será definida a classificação de 2019!

Por Abner Henrique e Luciana Omena | Colaboração: Flavia Cajé
Foto: Arquivo Pessoal

Comments